19ª Conferência Internacional em Cirurgia Oral e Maxilo-Facial que decorreu em Xangai, de 24 a 27 de Maio de 2009 (ou seja, há praticamente 10 anos). Nessa altura, eu estava no último ano do Internato em Estomatologia. Fui e vim sozinho.
O congresso é tão-somente o maior evento científico mundial de cirurgia oral e maxilo-facial. É bienal (nos anos ímpares), percorrendo todos os continentes. Depois desse, foi em 2011 em Santiago do Chile, em 2013 em Barcelona, em 2015 em Melbourne, em 2017 em Pequim e este ano está a decorrer no Rio de Janeiro!
Foi/é um evento quase indescritível, de uma grandiosidade (palestras/palestrantes, cursos/participantes, apresentações/apresentadores, bancas/patrocinadores) que nos deixa boquiabertos. Para além de um auditório principal, 2 ou 3 secundários e cerca de 6 salas a funcionar simultaneamente… E com eventos culturais paralelos!…
Ir sozinho quase ao outro lado do mundo, num país muito diferente do nosso, num encontro desta natureza… é algo inolvidável! Em termos profissionais é uma mais-valia mais que indubitável, que me fez perceber a pequenez do que conhecia até então e abriu perspectivas e horizontes e (como muito bem comentou na publicação).
E, depois em 2013, foi quando se me fez o “clique” para as glândulas salivares. Foi quando dei “o salto”. Tudo por causa de uma palestra. E foi isso que eu tentei replicar em 2016, quando organizei a Conferência em Glândulas Salivares (à devida escala, claro!). E o próximo – mais próximo – é em Glasgow (em 2021, portanto).
O Prof. Dr. Tiago Fonseca é professor do Diploma Universitário de Implantologia e Reabilitação Oral do CEPG-MD.